Projeto Pele de Princesa http://projetopeledeprincesa.com Tudo para uma Pele Perfeita Tue, 17 Nov 2015 17:37:03 +0000 pt-PT hourly 1 http://wordpress.org/?v=4.3.1 Tratamento do Melasma! http://projetopeledeprincesa.com/2015/11/17/tratamento-do-melasma/ http://projetopeledeprincesa.com/2015/11/17/tratamento-do-melasma/#comments Tue, 17 Nov 2015 17:01:31 +0000 http://projetopeledeprincesa.com/?p=3718 O melasma é uma alteração adquirida de pigmentação que se caracteriza por manchas de pigmentação no rosto. É extremamente inestético e leva a uma baixa de auto-estima, por isso não deve ser menosprezado nem desvalorizado.  Como surge? O melasma resulta de inúmeros fatores como a predisposição genética, a radiação ultravioleta, fatores hormonais, como a gravidez ou doenças da tiróide, toma de certos medicamentos fotossensibilizantes, como a pílula, amiodarona [anti-arrítmico], anti-depressivos tricíclicos, etc. Como tratar? O tratamento mais comum para o melasma é a aplicação tópica de hidroquinona, sozinha ou complementada como outros ingredientes, nomeadamente tretinoína e um corticosteróide. A tretinoína acelera a renovação da pele e facilita a penetração de hidroquinona e evita a oxidação desta. O corticosteróide suprime a produção de melanina e elimina a irritação provocada pela hidroquinona e tretinoína. No Brasil existe já esta associação em creme chamada Tri-Luma [Acetonido de Fluocinolona 0.01%, Hidroquinona 4%, Tretinoína 0,05%]. Em Portugal, esta associação tem que ser feita usando os componentes separadamente. O tratamento com hidroquinona em média dura 2-3 meses e não pode ultrapassar os 6 meses. Outros agentes tópicos como o ácido azelaico, ácido kójico, alfa e beta hidroxiácidos, ácido tranexâmico têm também sido utilizados no tratamento do melasma. Estudos recentes indicam que usar ácido azelaico a 20%, de manhã e à noite, parece ser mais efectivo que usar hidroquinona a 4%. A vitamina C é uma excelente molécula no tratamento do melasma, mas a sua instabilidade e dificuldade de […]

O post Tratamento do Melasma! aparece primeiro no Projeto Pele de Princesa.

]]>
O melasma é uma alteração adquirida de pigmentação que se caracteriza por manchas de pigmentação no rosto. É extremamente inestético e leva a uma baixa de auto-estima, por isso não deve ser menosprezado nem desvalorizado. 

Como surge?

O melasma resulta de inúmeros fatores como a predisposição genética, a radiação ultravioleta, fatores hormonais, como a gravidez ou doenças da tiróide, toma de certos medicamentos fotossensibilizantes, como a pílula, amiodarona [anti-arrítmico], anti-depressivos tricíclicos, etc.

Como tratar?

  • O tratamento mais comum para o melasma é a aplicação tópica de hidroquinona, sozinha ou complementada como outros ingredientes, nomeadamente tretinoína e um corticosteróide.
    A tretinoína acelera a renovação da pele e facilita a penetração de hidroquinona e evita a oxidação desta. O corticosteróide suprime a produção de melanina e elimina a irritação provocada pela hidroquinona e tretinoína. No Brasil existe já esta associação em creme chamada Tri-Luma [Acetonido de Fluocinolona 0.01%, Hidroquinona 4%, Tretinoína 0,05%]. Em Portugal, esta associação tem que ser feita usando os componentes separadamente. O tratamento com hidroquinona em média dura 2-3 meses e não pode ultrapassar os 6 meses.
  • Outros agentes tópicos como o ácido azelaico, ácido kójico, alfa e beta hidroxiácidos, ácido tranexâmico têm também sido utilizados no tratamento do melasma.
    Estudos recentes indicam que usar ácido azelaico a 20%, de manhã e à noite, parece ser mais efectivo que usar hidroquinona a 4%.
  • A vitamina C é uma excelente molécula no tratamento do melasma, mas a sua instabilidade e dificuldade de penetração na pele, leva a que os resultados não sejam realmente favorecedores.
    A vitamina C inibe a formação de melanina, e deve ser usada em concentrações entre 5 a 10%. É ainda mais interessante por ser também antioxidante e protetora do envelhecimento cutâneo.
  • Os peelings superficiais e profundos, lasers e luz pulsada também têm sido usados no tratamento do melasma, com relativo sucesso.
  • Aconselha-se nas mulheres que tomam contraceptivos orais e têm melasma, a suspensão do uso dos mesmos, se possível.
  • Nas mulheres que desenvolvem melasma na gravidez, chamado vulgarmente por pano da grávida, devem usar proteção solar elevada ao longo de toda a gravidez e evitar cosméticos e maquilhagem com fragrâncias. Muitas vezes, o melasma desaparece por completo alguns meses após a gravidez.
  • O tratamento do melasma deve sempre ser decidido por um dermatologista. A hidroquinona, a tretinoína e os corticóides são medicamentos sujeitos a receita médica. Em caso de dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico.

[Usem os comentários, para me sugerirem temas a falar nos próximos artigos! Estou sempre aberta a sugestões! :) ]

Photo Credits: Maja Topcagic

O post Tratamento do Melasma! aparece primeiro no Projeto Pele de Princesa.

]]>
http://projetopeledeprincesa.com/2015/11/17/tratamento-do-melasma/feed/ 7
Vinagre de Maçã e os seus benefícios para a saúde! http://projetopeledeprincesa.com/2015/11/09/vinagre-de-maca/ http://projetopeledeprincesa.com/2015/11/09/vinagre-de-maca/#comments Mon, 09 Nov 2015 10:57:11 +0000 http://projetopeledeprincesa.com/?p=3814 Aqui em Macau [sim, numa das próximas semanas vou falar da minha vida aqui] existe uma obsessão com o vinagre de maçã, apple cider vinegar. E por que razão que a maioria das pessoas aqui usa o vinagre de maçã? Para emagrecer. Eu que sou bastante céptica, em relação a , tenho de confessar que o feedback tem sido muito positivo. Mas porque o vinagre de maçã tem bastantes benefícios para a saúde, hoje vou falar dele. O vinagre de maçã deve as suas propriedades benéficas para a saúde, ao teor em ácido acético que ronda os 5%. E que propriedades são essas? Ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e a reduzir o índice glicémico dos alimentos. Estudos indicam que uma colher de vinagre de maçã pode diminuir até 55% os níveis de açúcar no sangue. Portanto, pode ser um complemento à medicação em pessoas diabéticas ou pré-diabéticas, em complemento com uma dieta equilibrada. Ajuda a desintoxicar o fígado, baixar o colesterol e os triglicéridos. Ajuda a desintoxicar o sistema linfático. Ajuda na obstipação, por conter probióticos. Escolher sempre vinagre de maçã opaco e com um ligeiro depósito no fundo. Por conter potássio, pode ajudar nas cãibras. Ajuda a eliminar os pesticidas e larvas presentes nas verduras e frutas. Adicionar 2 colheres de vinagre por 1 litro de água. Como usar? Para temperar saladas e para dar sabor a alguns pratos. Adicionar uma colher de vinagre de maçã […]

O post Vinagre de Maçã e os seus benefícios para a saúde! aparece primeiro no Projeto Pele de Princesa.

]]>
Aqui em Macau [sim, numa das próximas semanas vou falar da minha vida aqui] existe uma obsessão com o vinagre de maçã, apple cider vinegar. E por que razão que a maioria das pessoas aqui usa o vinagre de maçã? Para emagrecer. Eu que sou bastante céptica, em relação a , tenho de confessar que o feedback tem sido muito positivo. Mas porque o vinagre de maçã tem bastantes benefícios para a saúde, hoje vou falar dele.

O vinagre de maçã deve as suas propriedades benéficas para a saúde, ao teor em ácido acético que ronda os 5%. E que propriedades são essas?

  1. Ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e a reduzir o índice glicémico dos alimentos. Estudos indicam que uma colher de vinagre de maçã pode diminuir até 55% os níveis de açúcar no sangue. Portanto, pode ser um complemento à medicação em pessoas diabéticas ou pré-diabéticas, em complemento com uma dieta equilibrada.
  2. Ajuda a desintoxicar o fígado, baixar o colesterol e os triglicéridos.
  3. Ajuda a desintoxicar o sistema linfático.
  4. Ajuda na obstipação, por conter probióticos. Escolher sempre vinagre de maçã opaco e com um ligeiro depósito no fundo.
  5. Por conter potássio, pode ajudar nas cãibras.
  6. Ajuda a eliminar os pesticidas e larvas presentes nas verduras e frutas. Adicionar 2 colheres de vinagre por 1 litro de água.

Como usar?

  1. Para temperar saladas e para dar sabor a alguns pratos.
  2. Adicionar uma colher de vinagre de maçã a um copo de água, para ajudar a desintoxicar e a recuperar os níveis de energia.
  3. Adicionar uma colher de vinagre de maçã a um banho detox, para eliminar toxinas.

O que não fazer!

Não beber puro, porque corrói o esmalte dos dentes e o esófago. Diluir sempre em água, com ou sem mel ou canela.

Eu uso sempre o vinagre para lavar verduras e legumes. E na próxima vez que fizer um banho com sais de Epsom, para desintoxicar e aliviar as dores musculares, vou adicionar certamente vinagre de maçã.  E vocês, costumam usar o vinagre de maçã?

O post Vinagre de Maçã e os seus benefícios para a saúde! aparece primeiro no Projeto Pele de Princesa.

]]>
http://projetopeledeprincesa.com/2015/11/09/vinagre-de-maca/feed/ 6
A pele na menopausa: consequências e como cuidar! http://projetopeledeprincesa.com/2015/11/02/a-pele-na-menopausa-consequencias-e-como-cuidar/ http://projetopeledeprincesa.com/2015/11/02/a-pele-na-menopausa-consequencias-e-como-cuidar/#comments Mon, 02 Nov 2015 10:08:19 +0000 http://projetopeledeprincesa.com/?p=3775 A menopausa é uma etapa da vida que causa alterações físicas, [afrontamentos, aumento de peso], bem como psicológicas [irritabilidade, depressão]. E a pele na menopausa? Com a entrada na menopausa, e devido à diminuição dos níveis de estrogénio no organismo, há uma diminuição do ácido hialurónico na pele, que é responsável pela hidratação da pele, bem como uma diminuição dos lípidos e da espessura da pele, o que resulta numa pele seca e mais fina. A produção de melanina também aumenta, o que leva a um agravamento das manchas. A produção de colagéneo também diminui com a entrada na menopausa. Resultado? Uma pele com mais rugas, flacidez, mais seca e fina e também com maior propensão a manchas! Por isso, os cuidados devem ser adequados a uma pele na menopausa! E qual deve ser o objectivo? Contrariar os efeitos resultantes dos níveis baixos de estrogénios! Vichy Neovadiol Complexo Reequilibrante Contém substâncias que mimetizam o efeito da DHEA, uma hormona precursora dos estrogénios e que se acumula naturalmente na pele. Com a entrada na menopausa, a pele perde 90% da DHEA na pele, responsável pela síntese de colagéneo. Contém ainda Proxylane, para aumentar a espessura da epiderme e ácido hialurónico para manter a pele hidratada. Gama constituída por um concentrado e por um creme de dia. La Roche-Posay Substiane [+] O Substiane [+] contém Linactyl, que é obtido a partir da semente de linhaça, e é rico em ómegas 3, protegendo e estimulando a produção das fibras de […]

O post A pele na menopausa: consequências e como cuidar! aparece primeiro no Projeto Pele de Princesa.

]]>
A menopausa é uma etapa da vida que causa alterações físicas, [afrontamentos, aumento de peso], bem como psicológicas [irritabilidade, depressão]. E a pele na menopausa?

Com a entrada na menopausa, e devido à diminuição dos níveis de estrogénio no organismo, há uma diminuição do ácido hialurónico na pele, que é responsável pela hidratação da pele, bem como uma diminuição dos lípidos e da espessura da pele, o que resulta numa pele seca e mais fina. A produção de melanina também aumenta, o que leva a um agravamento das manchas. A produção de colagéneo também diminui com a entrada na menopausa. Resultado? Uma pele com mais rugas, flacidez, mais seca e fina e também com maior propensão a manchas!

Por isso, os cuidados devem ser adequados a uma pele na menopausa! E qual deve ser o objectivo? Contrariar os efeitos resultantes dos níveis baixos de estrogénios!

Vichy Neovadiol Complexo Reequilibrante

v_packshot

Contém substâncias que mimetizam o efeito da DHEA, uma hormona precursora dos estrogénios e que se acumula naturalmente na pele. Com a entrada na menopausa, a pele perde 90% da DHEA na pele, responsável pela síntese de colagéneo. Contém ainda Proxylane, para aumentar a espessura da epiderme e ácido hialurónico para manter a pele hidratada. Gama constituída por um concentrado e por um creme de dia.

La Roche-Posay Substiane [+]

LP14506_big

O Substiane [+] contém Linactyl, que é obtido a partir da semente de linhaça, e é rico em ómegas 3, protegendo e estimulando a produção das fibras de colágeno. Contém ainda Proxylane, para aumentar a espessura da epiderme. Indicado para peles sensíveis. Gama constituída pelo creme e creme de olhos. Pode ser aplicado 2x ao dia.

Caudalie Resveratrol Lift

Captura de ecrã 2015-10-31, às 16.35.15

Contém resveratrol que provém das videiras, e é um potente antioxidante, ácido hialurónico, para hidratar e preencher a pele, péptidos para um efeito lifting e antirrelaxamento dos tecidos, bem como esqualano de azeitona, para hidratar e dar conforto à pele. Gama contituída pelo sérum, [produto-estrela da gama, mais concentrado, com 1000ppm de resveratrol ao contrário dos outros produtos da gama que têm 500 ppm], fluido de dia com SPF20, creme de noite e bálsamo de olhos, com ação anti-papos e anti-rugas.

O post A pele na menopausa: consequências e como cuidar! aparece primeiro no Projeto Pele de Princesa.

]]>
http://projetopeledeprincesa.com/2015/11/02/a-pele-na-menopausa-consequencias-e-como-cuidar/feed/ 0
Astaxantina e a pele! http://projetopeledeprincesa.com/2015/10/26/astaxantina-e-a-pele/ http://projetopeledeprincesa.com/2015/10/26/astaxantina-e-a-pele/#comments Mon, 26 Oct 2015 10:00:19 +0000 http://projetopeledeprincesa.com/?p=3778 Nos últimos anos, a astaxantina tem sido alvo de muitos estudos cientifícos e tem despertado a atenção da comunidade científica devido aos seus inúmeros benefícios. E porquê tanto interesse? Porque a astaxantina é o antioxidante mais potente presente na natureza. O seu poder anti-oxidante é 1000x mais potente que o da vitamina C e E, 200x mais potente que o dos polifenóis e 150x mais potente que o das antocianinas. E este seu poder antioxidante tão marcado veio revolucionar o mercado dos antioxidantes. O que é a astaxantina? É um carotenóide que está presente no salmão, no atum e em microalgas e é responsável pela cor rosada dos mesmos. Benefícios! Por atravessar a barreira hemato-encefálica, protege o cérebro e os olhos do stress oxidativo. Estudos indicam que a astaxantina previne doenças neurodegenerativas. Melhora a resistência física e a recuperação física após o exercício. Melhora a visão e a acuidade visual e diminui a fadiga ocular, que usualmente se manifesta por vermelhidão. Reduz as rugas e diminui as manchas da pele. Protege a pele dos raios UV. A astaxantina não absorve a luz solar, logo, não é um protetor solar, mas tem um efeito protetor em relação aos raios UV. Os estudos indica, que a pele torna-se menos sensível ao sol, quando se faz suplementação com este anti-oxidante. Além disso, a pele recupera mais facilmente de uma queimadura solar com a aplicação tópica de astaxantina. Por isso, pessoas intolerantes ao sol e que […]

O post Astaxantina e a pele! aparece primeiro no Projeto Pele de Princesa.

]]>
Nos últimos anos, a astaxantina tem sido alvo de muitos estudos cientifícos e tem despertado a atenção da comunidade científica devido aos seus inúmeros benefícios.

E porquê tanto interesse? Porque a astaxantina é o antioxidante mais potente presente na natureza. O seu poder anti-oxidante é 1000x mais potente que o da vitamina C e E, 200x mais potente que o dos polifenóis e 150x mais potente que o das antocianinas. E este seu poder antioxidante tão marcado veio revolucionar o mercado dos antioxidantes.

O que é a astaxantina?

É um carotenóide que está presente no salmão, no atum e em microalgas e é responsável pela cor rosada dos mesmos.

Benefícios!

  1. Por atravessar a barreira hemato-encefálica, protege o cérebro e os olhos do stress oxidativo. Estudos indicam que a astaxantina previne doenças neurodegenerativas.
  2. Melhora a resistência física e a recuperação física após o exercício.
  3. Melhora a visão e a acuidade visual e diminui a fadiga ocular, que usualmente se manifesta por vermelhidão.
  4. Reduz as rugas e diminui as manchas da pele.
  5. Protege a pele dos raios UV.

A astaxantina não absorve a luz solar, logo, não é um protetor solar, mas tem um efeito protetor em relação aos raios UV. Os estudos indica, que a pele torna-se menos sensível ao sol, quando se faz suplementação com este anti-oxidante. Além disso, a pele recupera mais facilmente de uma queimadura solar com a aplicação tópica de astaxantina. Por isso, pessoas intolerantes ao sol e que fazem alergias solares têm benefícios em fazer suplementação.

A astaxantina por ser liposolúvel e ter um baixo peso molecular, penetra facilmente na pele e dá hidratação, estimula a produção de colagénio, que é responsável pela elasticidade e firmeza da pele. Para além disso, inibe a produção de melanina em 40%, diminuindo assim as manchas e as olheiras, o que torna a astaxantina muito popular na cosmética asiática, por atuar como despigmentante.

Existem inúmeros estudos que demonstram que a astaxantina melhora as rugas, as manchas e a elasticidade e hidratação da pele. A dosagem habitual varia entre 2 a 6 mg em suplementos orais.

Cremes com astaxantina? Astalift, da japonesa Fujifilm [sim, a marca de tecnologia] e da também japonesa DHC. Acredito que nos próximos tempos, vamos ver surgir no mercado muitos produtos de cosmética com astaxantina. Eu estou a usar os da imagem, oferecidos num congresso. E confesso que estou surpreendida!

O post Astaxantina e a pele! aparece primeiro no Projeto Pele de Princesa.

]]>
http://projetopeledeprincesa.com/2015/10/26/astaxantina-e-a-pele/feed/ 10
Isdin Everclean Escova de Limpeza http://projetopeledeprincesa.com/2015/10/19/isdin-everclean-escova-de-limpeza/ http://projetopeledeprincesa.com/2015/10/19/isdin-everclean-escova-de-limpeza/#comments Mon, 19 Oct 2015 10:00:45 +0000 http://projetopeledeprincesa.com/?p=3764 Eu nunca pensei experimentar este produto, visto que tenho uma Clarisonic Mia 2, e bem, comprar outra escova de limpeza só porque sim, não faz, propriamente o meu estilo. No entanto, a minha irmã queria uma escova de limpeza e decidiu-se por esta. E aproveitou os dias que esteve em Portugal para comprá-la. E afinal, não é uma excelente opção? Esta escova de limpeza vem num Kit, Isdin Everclean Facial Brush & Gel Purificante, ou seja, para além da escova de limpeza, temos ainda o Gel purificante, com ácido salicílico que podemos usar também com a escova. Características! É a pilhas. Contém 2 cabeças. Para quem? Especialmente indicada para peles oleosas, com poros obstruídos ou para quem quer fazer uma limpeza da pele mais profunda ou usa muita maquilhagem. Não utilizar em peles sensíveis. Como usar! Retirar a maquilhagem dos olhos com desmaquilhante. Humedecer a pele do rosto e a cabeça da escova com água. Colocar o gel de limpeza no rosto. Passar com a Everclean na testa, 20s no nariz e no queixo e 10s em cada bochecha, em movimentos circulares. Não exercer demasiada pressão. Passar a cabeça da escova por água. Deve ser utilizado 1x por dia, de preferência à noite. Não carregar demasiado na escova, de modo a que ela consiga vibrar! Convém retirar a escova e limpar o aparelho com água morna e sabão para remover os resíduos acumulados, pelo menos, 1x por semana. É realmente uma excelente escova de limpeza, que […]

O post Isdin Everclean Escova de Limpeza aparece primeiro no Projeto Pele de Princesa.

]]>
Eu nunca pensei experimentar este produto, visto que tenho uma Clarisonic Mia 2, e bem, comprar outra escova de limpeza só porque sim, não faz, propriamente o meu estilo. No entanto, a minha irmã queria uma escova de limpeza e decidiu-se por esta. E aproveitou os dias que esteve em Portugal para comprá-la. E afinal, não é uma excelente opção?

Esta escova de limpeza vem num Kit, Isdin Everclean Facial Brush & Gel Purificante, ou seja, para além da escova de limpeza, temos ainda o Gel purificante, com ácido salicílico que podemos usar também com a escova.

Características!

  1. É a pilhas.
  2. Contém 2 cabeças.

Para quem?

Especialmente indicada para peles oleosas, com poros obstruídos ou para quem quer fazer uma limpeza da pele mais profunda ou usa muita maquilhagem. Não utilizar em peles sensíveis.

Como usar!

  1. Retirar a maquilhagem dos olhos com desmaquilhante.
  2. Humedecer a pele do rosto e a cabeça da escova com água.
  3. Colocar o gel de limpeza no rosto.
  4. Passar com a Everclean na testa, 20s no nariz e no queixo e 10s em cada bochecha, em movimentos circulares. Não exercer demasiada pressão.
  5. Passar a cabeça da escova por água.

Deve ser utilizado 1x por dia, de preferência à noite. Não carregar demasiado na escova, de modo a que ela consiga vibrar! Convém retirar a escova e limpar o aparelho com água morna e sabão para remover os resíduos acumulados, pelo menos, 1x por semana.

É realmente uma excelente escova de limpeza, que limpa a pele mais profundamente e ajuda a desobstruir os poros. Para quem procura uma boa escova de limpeza, e não quer gastar uma fortuna, este produto é uma excelente opção.

[Isdin Everclean Facial Brush & Gel Purificante, PVP: 23,95€]

O post Isdin Everclean Escova de Limpeza aparece primeiro no Projeto Pele de Princesa.

]]>
http://projetopeledeprincesa.com/2015/10/19/isdin-everclean-escova-de-limpeza/feed/ 6
Fungos nas unhas! Como tratar? http://projetopeledeprincesa.com/2015/10/12/fungos-nas-unhas-como-tratar/ http://projetopeledeprincesa.com/2015/10/12/fungos-nas-unhas-como-tratar/#comments Mon, 12 Oct 2015 09:24:20 +0000 http://projetopeledeprincesa.com/?p=3745 Agora que estamos no Outono, e já não andamos de chinelos e sandálias, nem com as unhas pintadas, está na altura de tratarmos algum fungo que se tenha alojado numa unha. Aos fungos nas unhas, designa-se por onicomicoses. Os sinais mais comuns são o espessamento e alteração da cor da unha. As onicomicoses podem afetar tanto as unhas das mãos como as dos pés, no entanto, as unhas dos pés são mais propensas ao desenvolvimento desta patologia. Os fungos normalmente desenvolvem-se em ambientes quentes e húmidos: os sapatos fechados e de plástico são ambientes ideais para o desenvolvimento destes organismos. Fatores de Risco! Andar descalço em balneários Cortar as unhas muito rentes Partilhar sapatos e instrumentos de corte e cuidado das unhas como tesouras, corta-unhas, limas Ter má circulação sanguínea periférica contribui para o aparecimento de infeções fúngicas Diabetes Psoríase Alguns tipos de desporto, como a natação, pelo contacto com ambientes húmidos e quentes. E também a prática de ténis ou squash, pelos traumatismos que os movimentos de parar e arrancar provocam nos pés. Tratamento! Canespro [23€] ou Onyster [19€] – pomada de ureia a 40%. Aplica-se a pomada e coloca-se o penso por cima. Ideal para unhas muito estragadas e muito espessas. Amolece as zonas contaminadas pelo fungo e deixa o resto da unha intacta. Uma aplicação por dia. Scholl Caneta anti-fúngica [18€] – líquido anti-fúngico. Aplicar 1x por dia, durante 1 mês e depois aplicar 1x por semana, até que a unha cresça totalmente. Emtrix [18€] […]

O post Fungos nas unhas! Como tratar? aparece primeiro no Projeto Pele de Princesa.

]]>
Agora que estamos no Outono, e já não andamos de chinelos e sandálias, nem com as unhas pintadas, está na altura de tratarmos algum fungo que se tenha alojado numa unha. Aos fungos nas unhas, designa-se por onicomicoses.

Os sinais mais comuns são o espessamento e alteração da cor da unha.

As onicomicoses podem afetar tanto as unhas das mãos como as dos pés, no entanto, as unhas dos pés são mais propensas ao desenvolvimento desta patologia. Os fungos normalmente desenvolvem-se em ambientes quentes e húmidos: os sapatos fechados e de plástico são ambientes ideais para o desenvolvimento destes organismos.

Fatores de Risco!

  • Andar descalço em balneários
  • Cortar as unhas muito rentes
  • Partilhar sapatos e instrumentos de corte e cuidado das unhas como tesouras, corta-unhas, limas
  • Ter má circulação sanguínea periférica contribui para o aparecimento de infeções fúngicas
  • Diabetes
  • Psoríase
  • Alguns tipos de desporto, como a natação, pelo contacto com ambientes húmidos e quentes. E também a prática de ténis ou squash, pelos traumatismos que os movimentos de parar e arrancar provocam nos pés.

Tratamento!

  • Canespro [23€] ou Onyster [19€] – pomada de ureia a 40%.
    Aplica-se a pomada e coloca-se o penso por cima. Ideal para unhas muito estragadas e muito espessas. Amolece as zonas contaminadas pelo fungo e deixa o resto da unha intacta. Uma aplicação por dia.
  • Scholl Caneta anti-fúngica [18€] – líquido anti-fúngico. Aplicar 1x por dia, durante 1 mês e depois aplicar 1x por semana, até que a unha cresça totalmente.
  • Emtrix [18€] – líquido antifúngico. Tem um efeito queratolítico físico e degrada as células fúngicas que provocam tipicamente as infeções fúngicas das unhas. Os primeiros sinais de melhoria são normalmente observados após 2-4 semanas de tratamento.  Aplicar 1x por dia, de preferência à noite.
  • Canesten spray [5€]- spray de clotrimazol a 1% – aplicar 2x ao dia.

Em casos de unhas muito danificadas, falar com o médico, pois existem tratamentos sujeitos a receita médica, como antifúngicos em comprimidos e em verniz.

 

O post Fungos nas unhas! Como tratar? aparece primeiro no Projeto Pele de Princesa.

]]>
http://projetopeledeprincesa.com/2015/10/12/fungos-nas-unhas-como-tratar/feed/ 2
Redermic: Rotina anti-rugas para pele sensível! http://projetopeledeprincesa.com/2015/10/05/redermic-rotina-anti-rugas-para-pele-sensivel/ http://projetopeledeprincesa.com/2015/10/05/redermic-rotina-anti-rugas-para-pele-sensivel/#comments Mon, 05 Oct 2015 13:08:09 +0000 http://projetopeledeprincesa.com/?p=3742 Uma das coisas que vocês mais me pedem quando me escrevem é para dar exemplos de rotinas anti-rugas. Hoje vou dar um exemplo de uma rotina anti-rugas, para quem tem já tem sinais de envelhecimento marcados. É uma rotina extremamente simples, para quem não gosta de nada muito complicado, mas extremamente eficaz. E ideal para pele sensível! Dia! La Roche-Posay Redermic C, 30 ml, 30€. Creme concentrado em 3 activos anti-envelhecimento de referência: Vitamina C pura a 5%: Ação intensa sobre rugas; perda de firmeza e uniformização da tez. Mannose: Efeito uniformizador imediato. Ácido Hialurónico fragmentado: Hidratação imediata e profunda da pele para uma ação de preenchimento. Madécassoside: Favorecer a reparação da pele. Neurosensine: péptido antioxidante que evita o stress oxidativo. Existe numa versão para pele seca, mais rica e numa versão para pele mista ou normal, mais fluido e não oleoso. Isdin Fusion Fluid 50+, 19€. Escolhi um protetor solar da Isdin, visto conter ácido hialurónico, torna a pele mais preenchida instantaneamente. Tem também vitamina E, que é antioxidante. Ideal para peles normais a secas.   Noite! La Roche-Posay Redermic R, 30 ml, 31€. Contém retinol [0,1% de retinol puro, 0,2% de complexo retinóide] que é excelente como anti-rugas e anti-manchas. Textura ultra-leve e não oleosa. Usar apenas à noite, porque o retinol é fotosensibilizante. Pode ser usado em peles sensíveis. Ideal para todo o tipo de peles, inclusive as oleosas. Quem tiver a pele seca, pode usar um hidratante de seguida, para […]

O post Redermic: Rotina anti-rugas para pele sensível! aparece primeiro no Projeto Pele de Princesa.

]]>
Uma das coisas que vocês mais me pedem quando me escrevem é para dar exemplos de rotinas anti-rugas. Hoje vou dar um exemplo de uma rotina anti-rugas, para quem tem já tem sinais de envelhecimento marcados. É uma rotina extremamente simples, para quem não gosta de nada muito complicado, mas extremamente eficaz. E ideal para pele sensível!

Dia!

La Roche-Posay Redermic C, 30 ml, 30€.
Creme concentrado em 3 activos anti-envelhecimento de referência:

  • Vitamina C pura a 5%: Ação intensa sobre rugas; perda de firmeza e uniformização da tez.
  • Mannose: Efeito uniformizador imediato.
  • Ácido Hialurónico fragmentado: Hidratação imediata e profunda da pele para uma ação de preenchimento.
  • Madécassoside: Favorecer a reparação da pele.
  • Neurosensine: péptido antioxidante que evita o stress oxidativo.

Existe numa versão para pele seca, mais rica e numa versão para pele mista ou normal, mais fluido e não oleoso.

Isdin Fusion Fluid 50+, 19€. Escolhi um protetor solar da Isdin, visto conter ácido hialurónico, torna a pele mais preenchida instantaneamente. Tem também vitamina E, que é antioxidante. Ideal para peles normais a secas.

 

Noite!

La Roche-Posay Redermic R, 30 ml, 31€.

Contém retinol [0,1% de retinol puro, 0,2% de complexo retinóide] que é excelente como anti-rugas e anti-manchas. Textura ultra-leve e não oleosa. Usar apenas à noite, porque o retinol é fotosensibilizante. Pode ser usado em peles sensíveis. Ideal para todo o tipo de peles, inclusive as oleosas. Quem tiver a pele seca, pode usar um hidratante de seguida, para dar mais conforto à pele.

O post Redermic: Rotina anti-rugas para pele sensível! aparece primeiro no Projeto Pele de Princesa.

]]>
http://projetopeledeprincesa.com/2015/10/05/redermic-rotina-anti-rugas-para-pele-sensivel/feed/ 18
BiRetix: a nova gama para o tratamento do acne! http://projetopeledeprincesa.com/2015/09/28/biretix-a-nova-gama-para-o-tratamento-do-acne/ http://projetopeledeprincesa.com/2015/09/28/biretix-a-nova-gama-para-o-tratamento-do-acne/#comments Mon, 28 Sep 2015 09:15:21 +0000 http://projetopeledeprincesa.com/?p=3738 Hoje vou falar de BiRetix, uma nova gama para o tratamento do acne. Infelizmente, para quem tem acne moderado a severo, por vezes, a maioria dos cosméticos do mercado parecem insuficientes para um tratamento eficaz. Esta gama está indicada para quem sofre de borbulhas e de pontos negros e é composta por dois produtos: BiRetix Duo gel purificante, para uso diário e BiRetix Máscara Seboreguladora, para usar 1 a 2x por semana. O produto estrela desta gama é claramente o BiRetix Duo Gel Purificante, e o que leva a resultados mais eficazes. No entanto, a máscara é um bom complemento. BiRetix Duo Gel Purificante [26€] É um gel não oleoso renovador e purificante para a pele com tendência acneica. Os seus ingredientes atuam a dois níveis, estimulando a renovação celular e promovendo a eliminação suave das células mortas da superfície cutânea, prevenindo a obstrução dos poros e a formação de imperfeições, e simultaneamente abrandando a proliferação dos agentes agravantes das lesões. Ideal para quem tem a pele espessa, e tem bastantes pontos negros e borbulhas. Pelo facto de ter retinóides, o aspecto da pele melhora bastante. Ingredientes! Contém dois retinóides: glicosferas de retinol e hidroxipinacolona retinoato. Ajuda a desobstruir os poros e a reduzir os comedões que podem levar à formação de borbulhas. Ácido salicílico para purificar a pele. Vitamina E: antioxidante. Papaína: exfoliante. R-NMF: fator hidratante natural. Aloe Vera e Bisabolol: suavizantes e calmantes. Como usar? Aplicar de manhã ou/e à noite. BiRetix Máscara Seboreguladora […]

O post BiRetix: a nova gama para o tratamento do acne! aparece primeiro no Projeto Pele de Princesa.

]]>
Hoje vou falar de BiRetix, uma nova gama para o tratamento do acne. Infelizmente, para quem tem acne moderado a severo, por vezes, a maioria dos cosméticos do mercado parecem insuficientes para um tratamento eficaz.

Esta gama está indicada para quem sofre de borbulhas e de pontos negros e é composta por dois produtos: BiRetix Duo gel purificante, para uso diário e BiRetix Máscara Seboreguladora, para usar 1 a 2x por semana. O produto estrela desta gama é claramente o BiRetix Duo Gel Purificante, e o que leva a resultados mais eficazes. No entanto, a máscara é um bom complemento.

BiRetix Duo Gel Purificante [26€]

É um gel não oleoso renovador e purificante para a pele com tendência acneica. Os seus ingredientes atuam a dois níveis, estimulando a renovação celular e promovendo a eliminação suave das células mortas da superfície cutânea, prevenindo a obstrução dos poros e a formação de imperfeições, e simultaneamente abrandando a proliferação dos agentes agravantes das lesões.
Ideal para quem tem a pele espessa, e tem bastantes pontos negros e borbulhas. Pelo facto de ter retinóides, o aspecto da pele melhora bastante.

Ingredientes!

  • Contém dois retinóides: glicosferas de retinol e hidroxipinacolona retinoato. Ajuda a desobstruir os poros e a reduzir os comedões que podem levar à formação de borbulhas.
  • Ácido salicílico para purificar a pele.
  • Vitamina E: antioxidante.
  • Papaína: exfoliante.
  • R-NMF: fator hidratante natural.
  • Aloe Vera e Bisabolol: suavizantes e calmantes.

Como usar?

Aplicar de manhã ou/e à noite.

BiRetix Máscara Seboreguladora [17€]

Máscara purificante com argila verde e branca, vitamina E e retinóides, como complemento de cuidado para a pele com tendência acneica, reduzindo o excesso de sebo e a formação de comedões. Usar 1 a 2x por semana. Deixar actuar 30 minutos.

O post BiRetix: a nova gama para o tratamento do acne! aparece primeiro no Projeto Pele de Princesa.

]]>
http://projetopeledeprincesa.com/2015/09/28/biretix-a-nova-gama-para-o-tratamento-do-acne/feed/ 1
Como cuidar da pele após o Verão? http://projetopeledeprincesa.com/2015/09/21/como-cuidar-da-pele-apos-o-verao/ http://projetopeledeprincesa.com/2015/09/21/como-cuidar-da-pele-apos-o-verao/#comments Mon, 21 Sep 2015 22:31:17 +0000 http://projetopeledeprincesa.com/?p=3729 Hoje começa o Outono. E o que isto significa? Que estamos na altura ideal para tratar de forma especial a nossa pele e reparar todos os danos causados pelo Verão.  Muitas vezes, após o Verão a pele encontra-se baça, desidratada, seca, com manchas. Portanto, devemos aproveitar que já não nos expomos ao Sol directamente e fazer um tratamento de choque à nossa pele! 1. Peeling. Um peeling remove as camadas mais superiores da nossa pele, logo, melhoram imediatamente, o aspecto da pele. A pele torna-se mais uniforme, mais luminosa. Além disso, fecha os poros dilatados. Dicas! Fazer o peeling de preferência à noite. Usar proteção solar. Se a proteção solar é fundamental, então numa pele que está mais sensível, mais ainda. Nos dias seguintes após um peeling deve-se usar uma proteção solar elevada [SPF50+], de modo a prevenir manchas e um tom de pele irregular. Peles muitos sensíveis não devem fazer peelings, a menos com indicação médica. Exemplo!  Neostrata Citrate Peeling, com ácidos a 20% [a concentração máxima permitida num tratamento a fazer em casa], Ácido Glicólico a 10% e Ácido Cítrico a 10%, num kit que dá para 4 aplicações e custa 35€. Fazer 1x por semana. 2. Ampolas de Tratamento Existem várias marcas que dispõem ampolas extremamente ricas em princípios activos, como vitamina C e E, que reparam os danos causados pela exposição solar e o stress oxidativo e podem actuar como um tratamento de choque após a praia. Dicas! Usar após o peeling […]

O post Como cuidar da pele após o Verão? aparece primeiro no Projeto Pele de Princesa.

]]>
Hoje começa o Outono. E o que isto significa? Que estamos na altura ideal para tratar de forma especial a nossa pele e reparar todos os danos causados pelo Verão.  Muitas vezes, após o Verão a pele encontra-se baça, desidratada, seca, com manchas. Portanto, devemos aproveitar que já não nos expomos ao Sol directamente e fazer um tratamento de choque à nossa pele!

1. Peeling.

Um peeling remove as camadas mais superiores da nossa pele, logo, melhoram imediatamente, o aspecto da pele. A pele torna-se mais uniforme, mais luminosa. Além disso, fecha os poros dilatados.

Dicas!

  • Fazer o peeling de preferência à noite.
  • Usar proteção solar. Se a proteção solar é fundamental, então numa pele que está mais sensível, mais ainda. Nos dias seguintes após um peeling deve-se usar uma proteção solar elevada [SPF50+], de modo a prevenir manchas e um tom de pele irregular.
  • Peles muitos sensíveis não devem fazer peelings, a menos com indicação médica.

Exemplo! 

Neostrata Citrate Peeling, com ácidos a 20% [a concentração máxima permitida num tratamento a fazer em casa], Ácido Glicólico a 10% e Ácido Cítrico a 10%, num kit que dá para 4 aplicações e custa 35€. Fazer 1x por semana.

2. Ampolas de Tratamento

Existem várias marcas que dispõem ampolas extremamente ricas em princípios activos, como vitamina C e E, que reparam os danos causados pela exposição solar e o stress oxidativo e podem actuar como um tratamento de choque após a praia.

Dicas!

  • Usar após o peeling e todos os dias de manhã e à noite por um período mínimo de um mês.

Exemplos!

  • Martiderm Photo-age, [10 ampolas monodose, PVP 28,95€; 30 ampolas monodose, PVP 52€]
    Hidratantes, reafirmantes, reparadoras e antioxidantes. Com 15% de vitamina C. Ideais para quem tem a pele baça, desidratada e sinais de envelhecimento.
  • Endocare Tensor Ampolas [10 ampolas, PVP 33€]
    Hidratantes, despigmentantes, reparadoras e reafirmantes. Ideais para quem tem a pele flácida e com manchas. Cada ampola dura 3 dias.

3. Máscara Hidratante

Nada melhor que uma máscara hidratante, calmante e relaxante para dar um aspecto luminoso, fresco à pele. E se devemos fazer uma máscara hidratante regularmente, após o Verão, é algo obrigatório!

Exemplos!

  • Vichy Aqualia Thermal Spa Noite [75 mL, 30€]. Com ácido hialurónico e água termal, para hidratar, acalmar e preencher a pele. Pode ser utilizado todas as noites como um creme de noite hidratante ou 2 a 3x por semana como uma máscara calmante anti-fadiga, aplicado em camada espessa.
  • Isdin Maskream Hidratante [Individual, 9€]. Feita de hidrogel, vitamina B e C e aminoácidos para uma pele hidratada.

O post Como cuidar da pele após o Verão? aparece primeiro no Projeto Pele de Princesa.

]]>
http://projetopeledeprincesa.com/2015/09/21/como-cuidar-da-pele-apos-o-verao/feed/ 2
frases que inspiram. http://projetopeledeprincesa.com/2015/09/17/frases-que-inspiram/ http://projetopeledeprincesa.com/2015/09/17/frases-que-inspiram/#comments Thu, 17 Sep 2015 21:13:54 +0000 http://projetopeledeprincesa.com/?p=3735 O post frases que inspiram. aparece primeiro no Projeto Pele de Princesa.

]]>
O post frases que inspiram. aparece primeiro no Projeto Pele de Princesa.

]]>
http://projetopeledeprincesa.com/2015/09/17/frases-que-inspiram/feed/ 0