Saúde

Vinagre de Maçã e os seus benefícios para a saúde!

Apple cider vinegar and fresh apple on a wooden background
** Note: Soft Focus at 100%, best at smaller sizes

Aqui em Macau [sim, numa das próximas semanas vou falar da minha vida aqui] existe uma obsessão com o vinagre de maçã, apple cider vinegar. E por que razão que a maioria das pessoas aqui usa o vinagre de maçã? Para emagrecer. Eu que sou bastante céptica, em relação a , tenho de confessar que o feedback tem sido muito positivo. Mas porque o vinagre de maçã tem bastantes benefícios para a saúde, hoje vou falar dele.

O vinagre de maçã deve as suas propriedades benéficas para a saúde, ao teor em ácido acético que ronda os 5%. E que propriedades são essas?

  1. Ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e a reduzir o índice glicémico dos alimentos. Estudos indicam que uma colher de vinagre de maçã pode diminuir até 55% os níveis de açúcar no sangue. Portanto, pode ser um complemento à medicação em pessoas diabéticas ou pré-diabéticas, em complemento com uma dieta equilibrada.
  2. Ajuda a desintoxicar o fígado, baixar o colesterol e os triglicéridos.
  3. Ajuda a desintoxicar o sistema linfático.
  4. Ajuda na obstipação, por conter probióticos. Escolher sempre vinagre de maçã opaco e com um ligeiro depósito no fundo.
  5. Por conter potássio, pode ajudar nas cãibras.
  6. Ajuda a eliminar os pesticidas e larvas presentes nas verduras e frutas. Adicionar 2 colheres de vinagre por 1 litro de água.

Como usar?

  1. Para temperar saladas e para dar sabor a alguns pratos.
  2. Adicionar uma colher de vinagre de maçã a um copo de água, para ajudar a desintoxicar e a recuperar os níveis de energia.
  3. Adicionar uma colher de vinagre de maçã a um banho detox, para eliminar toxinas.

O que não fazer!

Não beber puro, porque corrói o esmalte dos dentes e o esófago. Diluir sempre em água, com ou sem mel ou canela.

Eu uso sempre o vinagre para lavar verduras e legumes. E na próxima vez que fizer um banho com sais de Epsom, para desintoxicar e aliviar as dores musculares, vou adicionar certamente vinagre de maçã.  E vocês, costumam usar o vinagre de maçã?

Artigo Anterior

Também Poderá Gostar

6 Comentários

  • Responder Lima Novembro 9, 2015 at 1:52 pm

    As vezes enxáguo o cabelo com aguá com vinagre de maça. O cabelo fica macio e brilhoso. O único problema é o cheiro ruim até o cabelo secar. Depois que seca, desaparece.

    • Responder andreia Novembro 9, 2015 at 3:15 pm

      Eu também. A minha mãe ensinou-me isso desde criança! :)

  • Responder Filipa W Novembro 9, 2015 at 5:32 pm

    Gostei muito do post, para não variar. Sempre com temas interessantes ao que já nos tens habituado! Fiquei curiosa com o sais de banho Epsom, onde posso comprar isso cá?

    • Responder andreia Novembro 10, 2015 at 11:04 am

      No Celeiro ou numa ervanária! :)

  • Responder Nini Novembro 9, 2015 at 9:57 pm

    Ola

    Já conhecia as virtudes do vinagre de maçã para a saude. Gostaria de deixar aqui, outra sugestão; O vinagre de maça, é excelente para tratar fungos quer em humanos quer nos animais domesticos. Os cães principalmente com problemas de pele, devem ser molhados dia sem dia não com vinagre de maça um pouco diluido. posso garantir que o sucesso é grande o custo minimo. Já agora, é preferivel dispensar o uso de lixivia para limpar o chão, e optar pelo vinagre quer em tejoleira, quer em madeira. Obrigada

    • Responder andreia Novembro 10, 2015 at 11:03 am

      Obrigada Nini pelas dicas!

    Deixar uma resposta

    - new7 - site9