Alimentação Beleza Saúde

Beterraba: benefícios e características!

Beetroot.

Eu sou suspeita. Adoro beterraba. Adoro saladas de beterraba e como-a todo o ano. Foi uma das minhas grandes aliadas para vencer a anemia e devido ao seu imenso valor nutricional, merece todo o destaque.

A Beterraba é rica em cálcio, ferro, manganês, potássio e vitaminas A e C. É também uma excelente fonte de ácido fólico e de fibra. Devido ao elevado teor em ferro e ácido fólico, é um alimento importante para quem tem anemia e para as mulheres grávidas.
Os carotenóides e os flavonóides são importantes antioxidantes que também se encontram na beterraba. O que dá a cor à beterraba é o pigmento betacianina, que é um antioxidante que se pensa que pode suprimir a evolução de alguns tipos de cancro.

O sumo de beterraba tem demonstrado em diversos estudos que aumenta a oxigenação muscular durante o exercício, devido ao aumento dos níveis de nitratos, o que leva a uma maior resistência e a uma melhor performance durante o exercício físico.
Além disso, pode ser também consumido por pessoas debilitadas fisicamente, para aumentar a oxigenação e a capacidade de realizar as tarefas diárias.

Devido ao seu elevado teor em fibra, a beterraba melhora o trânsito intestinal e devido ao seu teor em glutamina, melhora a saúde do trato gastrointestinal.

A beterraba aumenta os níveis da glutationa peroxidase, uma enzima extremamente importante na desintoxicação que acontece a nível do fígado.

Em doentes oncológicos, a beterraba ajuda a diminuir os efeitos secundários da quimioterapia, bem como ajuda a desintoxicar o organismo.

O sumo de beterraba fresca é um excelente tonificante e purificador do sangue, e tem-lhe sido atribuído valor como estimulante do fígado e auxiliar da digestão. Para quem não gosta do sabor, pode juntar-lhe sumo de laranja ou cenoura.

Quando se consome beterraba é normal a urina e as fezes ficarem vermelhas, logo, não se assustem!

A minha receita de salada de beterraba!

Eu gosto de comer beterraba cozida em salada. É muito fácil de fazer, pois encontra-se em todos os supermercados beterraba já cozida. Corto-a aos bocadinhos, tempero-a com azeite, vinagre, cebola, flor de sal e alho picado e deixo tomar o sabor dos temperos. Depois adiciono um ovo cozido e mexo muito bem. Também fica muito boa, adicionando também fiambre.

Artigo Anterior Próximo Artigo

Também Poderá Gostar

3 Comentários

  • Responder The pink lemonade Junho 20, 2014 at 4:50 pm

    Ainda não consegui encontrar uma forma de comer beterraba, acho sempre o sabor tão forte…

    Dizes que tambºem costumas cozê-la, dessa forma o sabor fica mais atenuado?

    With love,
    The pink lemonade

    • Responder Andreia Junho 20, 2014 at 4:55 pm

      The pink lemonade,
      Eu compro-a já cozida, encontras na secção dos legumes embalados dos supermercados! Se a temperares com azeite, alho picado, vinagre, cebola e misturares bem e deixares estar assim por algum tempo, vais ver que o sabor não é tão forte. E então se misturares um ovo cozido às rodelas, fica muito melhor! Um dia experimenta! 😉

      • Responder The pink lemonade Junho 20, 2014 at 5:08 pm

        Vou experimentar, é algo que por saber que faz bem já tentei diversas vezes provar e reprovar para ver se começava a gostar.

        Ainda não aconteceu, pode ser que desta vez consiga!

        Obrigada pela dica Andreia.

        With love,
        The pink lemonade

    Deixar uma resposta

    - new7 - site9